sábado, 18 de julho de 2015

Estreia do Cidade Cega para o Campo Grande

Espetáculo performático segue em cartaz até o dia 26 de julho

Foto Juliana Souza_Freeda Comunicacação


Olhares curiosos e estranhamento dos transeuntes, múltiplos sentidos provocados e um novo olhar sobre a cidade por parte do público participante. Estes foram alguns dos sentimentos e sensações provocados na estreia do espetáculo performático Cidade Cega na última sexta-feira (17/07), no Largo do Campo Grande. O espetáculo, que mistura as linguagens teatrais e de intervenção urbana, tem o texto inspirado no livro  Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago, e nas peças Os cegos, de Michel de Ghelderode e Maurice Maeterlinck e segue em cartaz até o dia 26 de julho.

E a apresentação do Cidade Cega parou o Campo Grande, literalmente, por alguns minutos, quando o cruzamento foi tomado por 30 artistas do Grupo Noz Cego e do Coral do CAP (Centro de Atenção a Pessoas com Deficiência Visual) e pelo público que acompanhava a obra. De acordo com a estudante Ana Carolina as sessões provocadas pelo espetáculo são difíceis de descrever: “Ainda são muitas coisas para digerir, após ter os olhos vendados você perde o refencial de onde está, dá um nó na garganta, e outros sentidos se ampliam. Sou muito observadora, mas entendi o quanto escuto pouco os outros e a própria cidade”, resume.

Foto: Alessandra Novais

Outra participante do Cidade Cega também compartilha da explosão de sentimentos proporcionada pela performance. “Tive vontade de chorar, de desistir no meio do caminho, mas resolvi confiar e continuei. A partir daí tudo foi mais intenso, tato, cheiros, e o barulho da cidade ficaram mais perceptíveis e até assustadores”, avalia Ivanete Pereira Neto, turista de São Paulo.

De acordo com o idealizador e encenador do Cidade Cega, Carlos Alberto Ferreira, essa explosão de incógnitas e sentimentos por parte do público participante e da plateia de expectadores já era esperada. “A linguagem usada pelo Cidade Cega é pouco usual e muitas vezes o público só vai entender melhor a experiência do espetáculo algum tempo depois. O importante é o questionamento sobre as várias formas de cegueira que existem na Cidade”, esclarece.

O projeto Cidade Cega foi um dos contemplados no edital FUNARTE Artes na Rua 2014 e conta com o apoio da Escola de Teatro da UFBA.  E  segue com inscrições online e presenciais abertas até o dia 26 de julho.

Serviço
O que: Cidade Cega
Quando: 17 a 26 de julho
17, 19, 24 e 26/julho sextas e domingos, às 19h (inscritos devem chegar às 18h) e
18 e 25/julho sessões extras às 18h e 20h nos sábados (os inscritos devem chegar uma hora antes)
Onde: Praça do Campo Grande, Salvador

Quanto: Gratuito (prévias através do blog cidadecega.blogspot.com.br ou presenciais na escola de Belas Artes, uma hora antes de cada apresentação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário